Como proteger parte de documentos do Word contra edição

Trabalhar com documentos colaborativos é importante para facilitar a comunicação e o desenvolvimento do trabalho entre equipes e fundamental para o sucesso de qualquer projeto. O resultado da sinergia entre os colaboradores costuma ser incrível. Porém, as vezes temos que proteger parte de documentos do Word contra edição, principalmente para evitar retrabalho e conflitos desnecessários.

Para evitar alterações não autorizadas em determinadas partes de um documento, o Microsoft Word possui o recurso chamado “Restrição de Edição“. Agora chega de conversa e vamos ao que interessa.

 

Como proteger parte de documentos contra edição

  1. Abra o documento que você deseja restringir a edição;
  2. Siga até a aba “Revisão“;
    Imagem da aba "Revisão"
  3. Dê um clique no botão “Restringir Edição“;
  4. Ao aparecer a barra lateral de restrição de edição, siga até o item 2, “Restrições de edição”;
  5. Marque a caixa “Permitir apenas este tipo de edição no documento“;
  6. Na barra suspensa, selecione a opção “Sem alteração”;
  7. Em “exceções” você poderá selecionar um ou mais usuários que terão a permissão de editar as partes do documento. Neste caso, o padrão está apontado para Todos. Dentro de um ambiente de rede ou domínio, você pode separar determinadas partes para diferente usuários;
  8. Selecione a área do documento que você deseja permitir a edição;
  9. Clique em “Sim, Aplicar Proteçao”;
  10. Aparecerá a janela “Aplicar Proteção” para que você defina o método de proteção. Você poderá proteger por senha, neste caso, basta cadastrar uma senha, ou por autenticação;
  11. Depois de finalizar o processo, o painel de restrições apresentará a opção de pular de uma área editável para outra. Além disso, exibirá a opção de exibir todas as áreas que o usuário pode editar e uma caixa de seleção para realçar as regiões editáveis.
  12. Para encerrar a proteção, basta clicar em “Parar Proteção“. Só poderá fazer isso se o usuário tiver a senha ou se estiver configurado como usuário autenticado.

 

Espero ter ajudado. Não deixe de comentar se o artigo foi útil.

Compartilhe
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares

Deixe um comentário