Rede de computadores

Rede de Computadores: Comparação entre o Modelo de Referência OSI e o TCP/IP

Tempos atrás, postei artigos sobre o Modelo de Referência TCP/IP e o Modelo de Referência OSI. Antes de continuar a série sobre redes de computadores, optei por postar um pequeno comparativo entre os dois modelos apontando as semelhanças e as diferenças.

Semelhanças entre os modelos OSI e TCP/IP

As semelhanças entre os modelos OSI e TCP/IP começam na arquitetura, pois ambos são divididos em camadas. Especificamente falando, os modelos são baseados no conceito de pilha.

Os dois modelos possuem camada de aplicação, transporte e redes. No entanto, somente a camada de transporte e rede possuem funcionalidades similares. Em ambos os modelos, elas fornecem um serviço confiável de transporte de dados de ponta a ponta.

Tanto o modelo OSI quanto o modelo TCP/IP fazem uso da tecnologia de comunicação de pacotes. Técnica que divide os dados em pequenas unidades chamadas de pacotes. Além disso, os pacotes individuais enviados em ambos os modelos podem seguir por caminhos diferentes para o mesmo destino.

Para finalizar, o conhecimento dos modelos OSI e TCP/IP é primordial para qualquer profissional de redes.

Diferenças entre os modelos OSI e TCP/IP

O OSI é um modelo de 7 camadas e distingue claramente os conceitos de serviços, interfaces e protocolos. Além disso, possui um padrão genérico independente de protocolo, atuando como um gateway de comunicação entre a rede e o usuário final. Consequentemente, os protocolos são transparentes e podem ser facilmente substituídos à medida que ocorram avanços tecnológicos.

A camada de transporte é orientada a conexão e, consequentemente, garante a entrega dos pacotes. A camada de rede do modelo OSI fornece tanto o serviço orientado à conexão quanto o serviço não orientado à conexão.

O TCP/IP é um modelo de 4 camadas baseado nos protocolos em que a internet foi desenvolvida. Por este motivo, os protocolos se encaixaram ao modelo como uma luva. Contudo, não tem muita utilidade para descrever outras redes que não fazem uso do protocolo TCP/IP.

A sua camada de aplicação engloba a camada de apresentação e sessão, presentes no modelo OSI. A camada Interface, por sua vez, engloba a camada física e a de enlace.

Ao contrário do modelo OSI, a camada de transporte do modelo TCP/IP fornece tanto o serviço orientado à conexão quanto o serviço não orientado à conexão. Já a camada de rede, oferece serviço não orientado à conexão.

Compartilhe
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares

Deixe um comentário