OraculoTI-Sydney-harbour

Graphair, filme de grafeno pode filtrar a água em um único passo

Pesquisadores da empresa australiana CSIRO desenvolveram um processo que pode purificar a água não importa o quão suja ela esteja. Chamado de Graphair, a técnica de filtragem consiste em um filme de grafeno com nano-canais microscópicos. Ele permite a passagem da água e retém qualquer impureza.

O Graphair é mais simples, mais barato, mais rápido e mais ecológico do que o grafeno. Seu principal componente é um óleo de soja renovável, o que também contribui para maximizar a eficiência técnica da purificação.

O avanço resolve um dos grandes problemas com os métodos atuais de filtragem de água: incrustação.

Com o tempo, os poluentes químicos e à base de óleo cobrem e impedem os filtros de água de fazerem o seu trabalho. É por isso que os contaminantes devem ser removidos antes de iniciar o processo de filtragem. Com o Graphair, o processo de remoção é desnecessário, pois ele continua a funcionar mesmo revestido de poluentes.

“Na Graphair encontramos um filtro perfeito para purificação de água. Ele pode substituir os processos complexos, demorados e multi-estágios atualmente necessários com uma única etapa”.

Durante comparação, uma membrana sem o Graphair teve sua taxa de filtração reduzida pela metade no período de 72 horas. Quando o Graphair foi adicionado, a membrana filtrou muito mais contaminantes com maior velocidade.

“Esta tecnologia pode criar água potável, independentemente de quão sujo é, em uma única etapa”, disse o Dr. Seo.

Os testes foram realizados com amostras de água do Porto de Sydney e passaram por um filtro de água comercialmente disponível, revestido com Graphair.

A CSIRO informou que está à procura de parceiros da indústria para expandir a tecnologia para que ela possa ser usada para filtrar o abastecimento de água de uma casa ou até mesmo da cidade. Eles também estão estudando outras aplicações, como o tratamento de água do mar e resíduos industriais.

Fonte: Engadget, CSIRO

Compartilhe
  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    9
    Shares

Deixe um comentário