Como recuperar a senha do Windows 10

Recentemente um amigo me procurou porque adquiriu um notebook e esqueceu a senha que havia configurado. Uma situação chata, mas que acontece com muita gente por vários motivos.

Se você esqueceu a senha do seu computador e não consegue autenticar, saiba que existem alguns meios de recuperar. Irei apresentar dois meios neste post, um que usa uma ferramenta paga e outro que precisará do disco de instalação do Windows 10.  Para ambas as formas, será necessário usar outro computador para criar um disco de inicialização.

Lazesoft Recover My Password

Esta é a forma mais simples de recuperar. A ferramenta é paga, porém, existe uma versão gratuita para uso pessoal. Portanto, pode ser usada em computadores pessoais com a versão “home” do Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP. Para as outras, é preciso adquirir a licença.

Eu também testei no Windows 10 Pro e funcionou gratuitamente. Se você usar esse programa para ganhar dinheiro, nada mais justo do que adquirir  a licença do fabricante.

Requisitos:

  • Lazesoft Reovery Suite, que pode ser encontrado na página de download no site do fabricante;
  • CD/DVD ou Pendrive para inicialização;

Procedimento:

Após o download, efetue a instalação do programa. Para este, não há segredo, basta executar o arquivo baixado, aceitar o acordo da licença e seguir o assistente.

Ao concluir a instalação, execute o programa. Haverá um atalho chamado “Lazesoft Recovery Suite Home Edition”.

Na tela inicial, escolha a opção “Burn CD/USB Disk”.

O assistente será iniciado na tela seguinte. Selecione a versão do Windows do computador que perdeu a senha e clique em “Next”.

A seguir, será preciso selecionar o destino. Você pode optar por CD/DVD, unidade USB ou uma imagem ISO. Depois clique em start para que a ferramenta inicie a tarefa.

Uma vez concluído, inicie o computador ao qual deseja recuperar a senha pelo disco de inicialização.

Durante a inicialização, o gerenciador de boot do Windows perguntará qual sistema operacional deseja iniciar. Apenas dê um enter para inicializar o “Lazesoft Live CD [SEM Enabled]”.

Ao iniciar, você visualizará um sistema com a interface similar ao programa para o Windows. A diferença, no entanto, é que agora você usará para o sistema para remover a senha. Dê um clique me Password Recovery.

Mantenha a opção Reset Windows Password e clique em next.

A ferramenta o lembrará que está licenciado apenas para uso não comercial.

Escolha o usuário cuja senha deseja restaurar.

Agora clique em Reset/Unlock. Após a remoção, clique em Finish e reinicie o computador.

 

Disco de Instalação do Windows

Esta é uma opção mais complicada, mas é a melhor para quem está com uma conta local no Windows 10 Pro.

Nesta opção, você precisará usar o terminal de comando e dependerá do disco de instalação do Windows. Portanto, se você não possuir, precisará baixar e criar um disco de instalação (USB ou DVD).

Inicie o computador pelo disco de instalação do Windows 10. Confira se as configurações de teclado batem com a do seu teclado e clique em avançar.

Na tela seguinte, clique em Reparar o computador.

Ao abrir a tela de opções, selecione a opção “Solução de Problemas” e depois “Prompt de Comando”.

Ao abrir a tela do prompt de comando, digite os seguintes comandos:

O utilman.exe é o Gerenciador de Utilitários do Sistema Operacional. Ele está sendo movido para um arquivo de backup para que o atalho dele possa ser utilizado. No comando seguinte, o cmd, Prompt de Comando do Windows, está sendo copiado para o lugar do Utilman.

Depois que reiniciar o computador, clique no botão “Facilidade de acesso” na tela de autenticação.

Como você já deve ter percebido, ele abrirá o prompt de comando. Neste momento, você deve criar um usuário e dar-lhe poderes de administrador. Digite os seguintes comandos:

  • Substitua o <username> pelo nome que desejar.

Após concluir a operação, feche o prompt de comando e aguarde até que volte para a tela de bloqueio. Vote agora para a tela de login e selecione o usuário que você criou.

Pronto, você já conseguiu acesso como administrador ao computador.  Agora clique com o botão direito no ícone do menu Iniciar e selecione o item “Gerenciamento do Computador”.

Na janela Gerenciamento do Computador, expanda o item “Usuários e Grupos Locais” e selecione a pasta “Usuários”. Ao visualizar a lista de usuários, clique com o botão direito sobre o usuário que deseja e selecione a opção “Definir senha”.

Ao optar em definir, um alerta será emitido. Clique em prosseguir.

Defina a nova senha do usuário e clique em OK.

Pronto, agora você já pode acessar o Windows pelo usuário. Caso queira excluir o usuário temporário, acesse o gerenciamento do computador pelo seu usuário e, ao clicar sobre o usuário com o botão direito, vá na opção excluir. Não esqueça de abrir o prompt de comando como administrador e restaurar o verdadeiro arquivo utilman.exe. Para isto, basta seguir o comando abaixo:

 

Espero ter ajudado.

Compartilhe
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares

Deixe um comentário