Hackers Russos usaram Kaspersky para encontrar documentos da NSA

De acordo com o The Wall Street Journal, hackers trabalharam com o governo russo para roubar documentos sigilosos da NSA. O ataque só foi possível porque um profissional contratado transferiu os materiais para um computador doméstico. Violação primária das conhecidas normas de segurança.

O roubo em si não foi tão surpreendente quanto a forma que descobriram a existência do material. Segundo o relatório, a vítima do ataque estava rodando o Kaspersky Antivírus que, de alguma forma, alertou os agentes russos.

O jornal afirma também que o profissional foi contratado para substituir e melhorar o trabalho feito por Edward Snowden. Ele levou o trabalho para casa e o laptop dele foi comprometido lá, expondo o conteúdo para terceiros.

Apesar do relatório não informar uma data exata, sabe-se que o roubo ocorreu em 2015 e foi descoberto no primeiro trimestre de 2016.

Entre os documentos, haviam informações detalhadas de como os EUA penetram em redes estrangeiras e se defendem de ataques cibernéticos. Detalhes de grande valor para o governo russo que além facilitar seu trabalho de espionagem, ajuda a se proteger melhor.

O relatório pode ser verdadeiro, porém, não há meios de confirma-lo de forma independente. Ele é baseado em pessoas não identificadas e não fornece evidências para sustentar as afirmações. Há também a possibilidade de que a “ajuda” obtida através do antivírus tenha ocorrido involuntariamente devido a uma falha no software.

A NSA não confirmou a violação. Eu acredito que nem confirmarão, pois seria uma situação ainda mais constrangedora.

A Kaspersky Lab, por sua vez, nega as informações e chama a notícia de sensacionalista. A empresa declarou que “não recebeu nenhuma informação ou evidência que comprovasse esse suposto incidente e, como resultado, devemos assumir que este é outro exemplo de uma acusação falsa “. A empresa vem tendo problemas com o governo norte americano que a acusa de ajudar o governo russo no trabalho de espionagem.

 

Mais detalhes(em inglês): The GuardianArs Technica

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

1 thought on “Hackers Russos usaram Kaspersky para encontrar documentos da NSA”

Deixe um comentário