Google File Stream

Google anuncia Drive File Stream para todos

Drive File Stream, o novo recurso do Google que seria lançado apenas para empresas, estará disponível para todos os usuários e não exigirá assinatura.

O Google havia lançado a versão do Drive File Stream no início do ano para usuários do Early Adopter Program (EAP). Trata-se de um recurso que permite acesso rápido a todos os arquivos no Google Drive. Ele funciona sob demanda e, portanto, não faz sincronização total do drive com o seu computador. Um arquivo será baixado automaticamente da nuvem apenas se você precisar acessá-lo. O que economiza tempo e espaço em disco.

O File Stream possui também o Team Drivers, uma pasta destinada para compartilhar arquivos. Embora não seja um recurso novo, ele permite maior controle sobre as permissões dos usuários.

Team Drivers
Team Drivers – Imagem retirada do G Suite Updates

Inicialmente, o novo recurso seria destinado apenas para empresas. No entanto, o Google optou por lançar para todos os usuários e não exigirá assinatura corporativa, educacional ou empresarial G Suite. Com isso, os aplicativos Drive e Photos Backup serão descontinuados até março de 2018.

Com este lançamento, o Google Driver para Mac/PC está oficialmente descontinuado. Ele não terá suporte a partir de 11 de dezembro e será completamente encerrado em 12 de março de 2018. Recomendamos o uso do Drive File Stream. Como alternativa, você pode instalar a nova versão do Drive para Mac/PC chamada Backup e Sincronização.

Em outubro, os usuários que ainda estiverem usando o Drive e Photos Backup receberão notificações sobre o fim deles. Se um usuário estiver usando o Backup e Sincronização e o Drive File Stream na mesma máquina, será solicitado que pare de sincronizar utilizando o Backup e Sincronização para salvar espaço em disco.

O console de configurações do administrador será implementada gradualmente para os domínios a partir do dia 6 de setembro.  Para os usuários finais, os Drive File Stream estará disponível a no dia 26 de setembro de 2017.

Caso não conheça o Google Backup e sincronização, você pode ler a respeito nesta postagem publicada em 12 de julho.

Mais detalhes (em inglês): G Suite Updates

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário