Elon Musk Inteligência Artificial é um risco para Civilização

Elon Musk: Inteligência Artificial é um risco para civilização

Elon Musk, conhecido pela criação e participação nas empresas PayPal, Tesla Motors e SpaceX, alerta que a inteligência artificial (IA) é um risco para a existência humana. Os pensamentos deles sobre IA são bem famosos, em 2014 comparou o trabalho com IA com “convocação do demônio”. Neste final de semana, em uma transmissão ao vivo pela National Governors Association (NGA), ele repetiu esses sentimentos e acrescentou que os governos precisam regulamentar IA imediatamente.

“Eu tenho exposição à IA de ponta e acho que as pessoas deveriam estar realmente preocupadas com isso”, disse Musk aos participantes da reunião da NGA. “Eu continuo alertando, mas enquanto as pessoas não verem robôs matando pessoas nas ruas, elas não saberão como reagir, porque parece tão intangível”.

A solução, diz Musk, é regulamentar: “IA é um caso raro em que precisamos ser pró-ativos sobre regulamentação em vez de reativos.”. E acrescentou que o que vê como o modelo atual de regulamentação, no qual os governos intervêm somente após coisas ruins ocorrerem, é inadequado para a IA, pois a tecnologia representa um risco fundamental para a existência da civilização.

Como sempre, Musk não está falando sobre a inteligência artificial que as empresas como o Google, Uber e a Microsoft usam atualmente, mas o que é conhecido como inteligência artificial geral, uma entidade consciente e super inteligente, como o tipo que você vê nos filmes sci-fi. Porém, há muitas pessoas na comunidade científica que duvidam que isso aconteça, especialmente em nosso tempo de vida. Os pesquisadores estão preocupados como as formas atuais de inteligência artificial limitada e “burra” podem ser abusadas.

Esses usos de IA são muito menos emocionantes do que o Musk está discutindo, que é uma possível ameaça Skynet (IA do filme Exterminador do Futuro). Algoritmos criados pela aprendizagem de máquina já estão sendo implantados em uma série de áreas questionáveis nos EUA, incluindo ajudar a condenar criminosos. E os pesquisadores alertam para a falta de interesse da administração Trump na IA e ciência em geral.

Os comentários de Musk estão pelo menos trazendo alguma atenção para um tópico subestimado.

A entrevista completa pode ser acessada no vídeo abaixo, Musk aparece aos 48 minutos:

 

fonte: The Verge

foto da capa crédito National Governors Association (NGA) – Youtube

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário