Quero aprender Xamarin, por onde começo?

Xamarin é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos mobile, Windows 10 e Xbox One. No mundo mobile, o Xamarin te permite programar em C# e através da Portable Class Library (PCL) ou Shared Asset Project, o código é reaproveitado em múltiplas plataformas (Android, iOS e Windows Phone). E o melhor, ele gera código nativo para cada plataforma.

Xamarin - Conceptual Architecture - Lambda3
Arquitetura Conceitual Xamarin (crédito da foto: Lambda3)

 

Uma breve história do Xamarin

Miguel de Icaza, um dos criadores do GNOME, junto com Nat Friedman criaram em 19 de outubro de 1999 o International GNOME Support, uma empresa para trabalhar no GNOME. Pouco tempo depois, o nome da empresa mudou para Helix Code. Devido ao nome não poder ser registrado, foi alterado para Ximian em 10 de Janeiro de 2001.

Em 19 de julho de 2001, Miguel de Icaza (Ximian) anuncia o projeto open-source Mono na conferência O´Reilly.

Em 4 de agosto de 2003, Ximian foi adquirido pela Novell.

Em 27 de abril de 2011, Novell foi adquirida pela Attachmate Group. E em seguida, todos os funcionários que estavam trabalhando no projeto Mono foram demitidos, inclusive Miguel de Icaza.

Em 16 de maio de 2011, Miguel de Icaza, anunciou em seu blog que o Mono continuaria como Xamarin, junto com todo o time demitido pela Attachmate.

Curiosidade: Xamarin vem do nome do macaco Tamarin, trocando o T pelo X, uma referência ao Ximian.

Em dezembro de 2012, é lançado o Xamarin.Mac, um plugin para a IDE MonoDevelop.

Em fevereiro de 2013, é lançado o Xamarin 2.0, o Xamarin Studio (em substituição à IDE MonoDevelop) e a integração com o MS Visual Studio.

Em 24 de fevereiro de 2016, Xamarin foi adquirida pela Microsoft pelo valor de aproximadamente US$ 400 milhões.

 

Onde encontro material Xamarin Grátis?

Existem vários meios GRATUITOS para aprender sobre essa plataforma de desenvolvimento, vou citar alguns:

 

Caso conheça algum material ou queria divulgar seu canal/blog sobre Xamarin, deixe nos comentários. Espero que tenha ajudado.

Compartilhe

Deixe um comentário